CONSULTORIA JURÍDICA EMPRESARIAL

Esse serviço é contratado para atuar na prevenção de problemas e na busca pela melhor solução para os já existentes. A rotina de um empreendimento constantemente se depara com alguma questão legal ou com problemas judiciais, que exigem o conhecimento de especialistas em determinadas áreas do Direito.

A consultoria pode ser contratada por ato, ou seja, apenas quando a empresa precisar solucionar uma questão específica, ou por meio de um contrato de longo prazo, com pagamentos mensais, garantindo uma prestação de serviço mais abrangente.

Nos casos de contratação por um prazo maior, com a frequência e a recorrência dos atendimentos, os advogados estarão cada vez mais familiarizados com os procedimentos e as rotinas da empresa, o que permitirá uma análise do cenário interno e a avaliação das possibilidades de crescimento, garantindo as soluções mais adequadas para o empreendimento.

 

VANTAGENS DA CONTRATAÇÃO DE UMA ASSESSORIA JURÍDICA

A maior vantagem na contratação de uma consultoria jurídica empresarial é a possibilidade de atuar preventivamente, buscando evitar problemas legais e demandas judiciais. A assessoria especializada terá os conhecimentos necessários para buscar o melhor caminho e indicar as decisões mais acertadas, reduzindo os custos gerados na solução de problemas.

Por atuar em diversas áreas da empresa, o escritório contratado poderá verificar o integral cumprimento das normas e, quando não for possível, procurar as melhores alternativas para resolver o problema do modo mais rápido e com o menor impacto financeiro.

Por exemplo, com uma boa consultoria trabalhista, a empresa pode garantir a observância e o cumprimento dos direitos dos seus empregados, evitando problemas nas fiscalizações dos órgãos responsáveis e prejuízos com reclamações trabalhistas. Da mesma forma acontece em relação aos fornecedores e consumidores, às questões empresariais internas, ao pagamento de impostos e taxas, entre outros.

Assim, com o auxílio de um escritório de advocacia, a empresa consegue tomar decisões e atuar sempre de acordo com a lei, tendo mais segurança jurídica.

FOCO NO OPERACIONAL

O empresário de sucesso não pode perder tempo com questões que tomam muita energia e exigem extrema capacidade técnica como é o caso das questões jurídicas.

O empresário tem que cuidar do core business da empresa, ou seja, a alma do negócio do qual ele entende muito bem.

SEGURANÇA E LUCRATIVIDADE

Ao contratar uma assessoria jurídica o empreendedor passa a tomar decisões operacionais e comerciais seguras. Contratos mal elaborados, estruturação societária mal constituída, recolhimentos de tributos indevidos, entre outras situações acarretará em prejuízos para a empresa. Portanto, tomadas de decisões mais seguras geram um aumento de lucratividade da empresa.

MENOR PREÇO

Engana-se o empresário que pensa que está economizando em contratar uma assessoria jurídica apenas quando há demanda.

Por exemplo, imagine que para uma defesa em causa trabalhista que poderia ser evitada, um advogado cobre o valor de R$ 4.000,00. Esse valor será somente para aquela causa e não para os outros problemas da empresa. A depender do porte da empresa esse valor cobriria uma assessoria completa por meses.

 

COM QUAIS SERVIÇOS O ADVOGADO PODE AJUDAR DURANTE A ASSESSORIA JURÍDICA EMPRESARIAL?

Um empresário de sucesso não pode se dar ao trabalho de lidar com questões jurídicas e burocracias.

Desta forma, ao contar com uma assessoria jurídica, o empresário pode deixar essas preocupações nas mãos de um profissional qualificado enquanto direciona seu foco ao que realmente importa: o sucesso da empresa.

Um bom apoio jurídico faz toda a diferença desde o momento da abertura da empresa, ao lidar com todas as regulamentações e trâmites necessários para iniciar o negócio e regulamentar a sua empresa até o cotidiano empresarial, prestando serviços como a análise de contratos para evitar armadilhas jurídicas e a tomada de cuidados para prevenir problemas que poderiam trazer danos à sua empresa.

Alguns dos serviços prestados pela assessoria jurídica empresarial são:

  • Elaboração de contratos;
  • Adequação às legislações trabalhistas;
  • Blindagem patrimonial;
  • Atuação estratégica para proteger a empresa contra danos decorrentes de multas, processos trabalhistas, sanções, prejuízos tributários e/ou contratuais;
  • Análise contratual de prestação de serviço e de fornecedores;
  • Assessoria para abertura de empresas e adequação jurídica do negócio;
  • Divisão societária;
  • Adequação às legislações tributárias;
  • Recuperação de crédito e muito mais.