A conformidade legal é um aspecto crucial para o sucesso e a sustentabilidade de qualquer empresa. O compliance empresarial é fundamental para garantir essa conformidade, pois adequa os procedimentos à legislação, além de realizar monitoramento, avaliação e melhoria dos processos internos. Evita penalidades legais, promove transparência, ética e confiança nas relações comerciais.
Como garantir a conformidade legal
Uma gestão de conformidade legal estratégica pode garantir benefícios de longo prazo para as empresas.
- Melhoria de processos e gerenciamento estratégico;
- Previsibilidade de gastos e redução de custos;
- Melhor governança corporativa e adequação às legislações;
- Fortalecimento da credibilidade e da imagem;
- Aumento do valor da marca;
- Retenção de talentos que contribuem com o crescimento.
Estratégias para garantir a conformidade legal
O primeiro passo é identificar as normas que devem ser cumpridas para que o negócio esteja regular. Mantenha-se atualizado sobre as mudanças legislativas relevantes e garanta que sua empresa esteja em conformidade.
É necessário realizar auditorias internas para avaliar o cumprimento das políticas e procedimentos de compliance. Por meio delas, é possível identificar possíveis falhas ou áreas que devem ser reavaliadas e tomar as medidas necessárias para corrigir quaisquer problemas.
Benefícios do compliance empresarial
Empresas que demonstram um compromisso com a conformidade legal ganham uma reputação positiva, além de reduzir os riscos legais e financeiros para a organização. O compliance empresarial também promove uma cultura de ética e de integridade dentro da companhia, favorecendo um ambiente de trabalho saudável. Isso também se reflete nos clientes, fornecedores, parceiros de negócios e investidores, que se sentem mais seguros em fazer negócios com a empresa.
A orientação jurídica, o treinamento da equipe, a elaboração de um código de conduta e ética, e o auxílio na estruturação de um Comitê de Compliance são alguns dos aspectos que podem ser desenvolvidos junto a empresa e que irão propiciar uma atuação pautada em boas práticas comerciais, além de minimizar a ocorrência de questionamentos de cunho administrativo, trabalhista, fiscal e criminal.