Proteja-se: Os principais crimes digitais e como evitar ser uma vítima

No dia a dia sofremos riscos de diversas maneiras ao andar nas ruas, visitar lugares desconhecidos, dar atenção para alguma pessoa que nunca vimos antes, dentre diversos casos parecidos e que nos torna vulneráveis de certo modo. 

 

No mundo digital as diferenças não são muitas, sendo que devemos tomar toda a segurança possível ao clicar em um link, utilizar sistemas de proteção, dentre diversas outras formas de evitar problemas.

 

Denominamos estes tipos de crimes como crimes digitais (ou crimes cibernéticos). Mas você sabe realmente como funcionam estes crimes cibernéticos, quais são seus objetivos e alguns exemplos desse tipo de trapaça?

 

O que são crimes cibernéticos?

Como falamos anteriormente, os crimes cibernéticos são ataques feitos através da natureza virtual, ou seja, em computadores, smartphones, ou qualquer aparelho que esteja conectado à rede. 

 

Geralmente seus objetivos são financeiros, mas também podem ser feitos para roubo de dados e informações, ou para difamar e constranger outra pessoa. Em outros casos, o hacker pode desejar apenas danificar alguma máquina ou material.

 

Com a evolução da internet e a grande dependência que a sociedade coloca em cima deste recurso, a segurança na web se fortalece frequentemente para evitar esses crimes cibernéticos, que normalmente são feitos por hackers novatos e amadores, ou por organizações ciber criminosas.

Por mais que tenhamos um vasto leque de opções de sistemas e softwares de segurança digital, a atenção deve ser redobrada em ambiente digital, pois sempre estamos vulneráveis e qualquer clique errado pode custar uma tremenda dor de cabeça.

 

Quais são os principais crimes virtuais?

Como citado anteriormente, os crimes podem ser feitos por únicas pessoas ou por grupos de hackers, alguns com mais conhecimento e outros com menos. Estes ataques podem ser feitos em CPFs, focando as pessoas físicas, mas também em CNPJs, visando marcas e empresas.

 

Em demais casos, os ataques podem ser feitos em redes sociais ou web pages de instituições, pessoas famosas, organizações políticas, dentre demais exemplos e com os mais variados tipos de objetivos que possam existir para alguma pessoa má intencionada querer prejudicar a outra.

 

Confira a seguir alguns exemplos dos principais crimes virtuais que ocorrem pelo Brasil e pelo mundo inteiro:

  • Roubo de dados financeiros ou de pagamento;
  • Roubo e venda de dados de corporações;
  • Fraude via e-mail e Internet;
  • Fraude de identidades, como roubo de informações;
  • Extorsão digital, com ameaças e chantagens envolvendo dinheiro;
  • Cryptojacking, exploração de criptomoedas feito por hackers;
  • Espionagem cibernética;
  • Ataques em sistemas visando a danificação de máquinas;
  • Jogos de azar considerados ilegais;
  • Vendas de itens e serviços fora da lei;
  • Web Bullying

Como são feitos os ataques na Internet?

Os criminosos possuem diversas técnicas e muito conhecimento para conseguirem colocar em prática suas atitudes má intencionadas. Mas você sabe como eles conseguem executar esses golpes dentro do meio digital?

Arquivos executáveis

Muitos desses ataques são feitos por arquivos executáveis, ou seja, por links ou qualquer outro botão, anúncio ou elemento que clicamos dentro de uma página na web. Vírus, arquivos maliciosos, ou malwares, acabam invadindo o sistema, roubando dados, informações importantes, ou até mesmo danificando a máquina da vítima.

 

Tentativa de senhas

Com algumas informações pessoais, o hacker cria diversas tentativas de senhas, ou até mesmo utiliza um programa para fazer estas tentativas por ele, através da adivinhação das combinações. Por isso, reforçamos a importância em criar uma senha segura, onde entraremos mais em detalhes em nosso tópico Como evitar cair em ataques virtuais.

 

E-mails, links, e perfis falsos

Se atente sempre nos e-mails ou links de sites que você recebe. Na dúvida, entre em contato com a empresa ou organização referente para questionar se aquele e-mail realmente foi enviado.

A mesma coisa cabe para perfis falsos em redes sociais. Preste atenção se aquele perfil realmente pertence a pessoa que se diz ser. Para figuras públicas e perfis famosos, o selo de verificação nas redes sociais irá ajudar a diferenciar e detectar a verdadeira pessoa.

 

Como evitar cair em ataques virtuais

Que tal se livrar dos problemas e fraudes que cercam o mundo digital? Aqui estão algumas dicas preciosas para fugir dos demais riscos que fazem parte da internet:

  • Criação de senhas fortes, com letras maiúsculas e minúsculas, caracteres especiais e números;
  • Atualização frequente de softwares como antivírus e sistemas operacionais;
  • Evitar abrir e-mails enviados pelo spam ou lixeira;
  • Nunca clicar em links desconhecidos e que criam desconfiança;
  • Evitar conectar o computador ou eletrônico na rede pública;
  • Nunca compartilhar sua senha com ninguém.

 

 

Lembrando que os crimes virtuais devem ser denunciados, e são classificados como puros, mistos, ou comuns.