Planejamento tributário: tudo o que você precisa saber

O planejamento tributário é realizado no início de todo ano e tem o objetivo de deixar a empresa de acordo com a legislação brasileira e otimizar os seus gastos, durante esse período.

Esse planejamento deixa as empresas mais organizadas financeiramente, dando vantagens a elas com relação ao recolhimento dos impostos. Como evitar a incidência de um tributo, reduzir valores a serem recolhidos e até mesmo aumentar o prazo de pagamento.

Dependendo da situação da empresa e quais as suas metas para o ano, existem diferentes estratégias de planejamento tributário. Conheça os tipos:

• Operacional: o plano operacional foca nas necessidades específicas da rotina da empresa ligadas a impostos. Tem um prazo máximo, geralmente, de seis meses e é considerado o planejamento mais básico.
  • Estratégico: esse plano está ligado às estratégias gerais do negócio que impactam os aspectos fiscais. É uma estratégia de longo prazo.
  • Tático: o plano considera aspectos gerais da empresa, mas é voltado a áreas e departamentos específicos. Ele define o que será colocado em prática em cada um deles, de maneira detalhada, e é considerado de médio prazo.
  • Corretivo: esse planejamento é utilizado quando são identificadas irregularidades na cobrança de tributos, para então serem feitos ajustes. Também é chamado de planejamento preventivo.
  • Especial: esse plano é aplicado quando ocorre um acontecimento especial voltado à estratégia da empresa, que exige cuidados extras e maior organização.

Agora que você sabe quais são os tipos de planejamento tributário, é hora de fazer o da sua empresa.

Para começar, levante todos os dados e variáveis determinantes para o planejamento:

• Faturamento previsto para o ano;
  • Despesas operacionais previstas;
  • Margem de lucro prevista;
  • Simulação de cenários;
  • Definição de objetivos de curto, médio e longo prazo.

Para o passo seguinte, é importante conhecer muito bem a legislação. As normas brasileiras de direito tributário são complexas e estão sempre em mudança. Por isso, o ideal é contar com profissionais especializados na área e que estão sempre atualizados.

E então, com todas as informações e dados em mãos, sua equipe contábil será capaz de decidir qual o melhor regime tributário para a sua empresa e quais serão as estratégias usadas no planejamento.

E você, já fez o planejamento tributário da sua empresa para 2023?