Porque planejar o processo de sucessão em empresas familiares?

O Plano de Sucessão dentro da empresa familiar garante que os cargos importantes sejam ocupados pelos talentos certos, o que aumenta a eficiência da empresa, bem como, possibilita que os conflitos familiares sejam resolvidos, mantendo-se o bem estar da família e a continuidade dos negócios.

Já pensou, uma briga entre irmãos, pais e filhos, pode colocar em risco um negócio fomentado por anos?

Então, para evitar esse tipo de situação é preciso preparar o Plano de Sucessão da sua empresa.

Neste plano é realizado o estudo dos principais cargos da organização, a entrada ou não de herdeiros na atividade, a formação de conselhos de sócios,  bem como a definição dos colaboradores com competências técnicas e comportamentais mínimas para ocupá-los no futuro — objetivando desenvolvê-los antecipadamente.

O planejamento de sucessão ainda estudo a possibilidade de proteção patrimonial dos sócios e se cabe ou não a formação de holdings.

Portanto, a sua elaboração é a ferramenta adequada para tornar o negócio resistente ao tempo e suas mudanças.

Como criar um Plano de Sucessão?

Para criar um plano de sucessão, a empresa e a família precisam definir quais são suas metas de crescimento e o seu planejamento estrutural no curto, médio e longo prazo.

Toda estratégia precisa ser baseada nos objetivos a serem alcançados, por exemplo: participação no mercado internacional, diversificação de negócios, parcerias estratégicas, a relação entre pais e filhos na sociedade, a formação de conselhos, entre outros.

A seguir, é preciso realizar o mapeamento dos cargos críticos, das competências necessárias para cada posição e das pessoas e herdeiros que potencialmente poderão executar essas funções, é importante ter em mente mais de uma pessoa que possa assumir esses cargos, visto que, imprevistos acontecem.

Depois avalie a necessidade de capacitação dos herdeiros ou profissionais e quais os critérios de avaliação a se utilizar. 

Ficou com dúvidas? Entre em contato conosco que iremos te ajudar!