“PERIGOS DO USO DAS CHAVES NO SISTEMA PIX”

O sistema de pagamento “PIX” vem ganhando força desde seu lançamento, em cinco dias já havia mais de 24,8 milhões de cadastros.
Suas vantagens são atraentes a qualquer consumidor, visto que, as transferências se tornaram instantâneas, a qualquer momento do dia, sem restrições aos finais de semanas e feriados, além disso, até o presente momento, sem custo algum.
Como todas as transações financeiras, os riscos de golpe também são registrados nesta nova forma de transferência de valores. As chaves de acesso são o risco.
Sabe-se que as chaves podem variar entre o número de telefone, o e-mail, o CPF, CNPJ ou a “Chave aleatória”, oferecida pelo próprio aplicativo.
Cada uma delas possui sua porcentagem de risco, começando pelo telefone, ao espalhar seu número em conjunto a outras informações podem resultar em problema. Sabe-se que atualmente já existem golpes onde o indivíduo consegue desativar seu número de celular e ativá-lo em outro chip, utilizando disso para o que bem entender.
Os especialistas alertam para realizar o PIX via chave do CPF apenas para transações com aqueles em que haja uma maior confiança, jamais para estranhos. Uma vez que, é um dado de suma importância, que além de fornecido, revela também seu agencia e conta corrente do banco, gerando um combinado de elementos que poderão ser aplicados de maneira ilícita.
Como por exemplo, se um golpista consegue o número do CPF, nome completo e o endereço já é o suficiente para abrir uma conta digital, assinar serviços como Netflix, Spotify, etc., entre outros golpes.
Em uma entrevista ao jornal “R7 Notícias”, foi apontado que: “Durante a fase de pré-cadastro do Pix, a Kaspersky, empresa da área de segurança digital, identificou links enviado por e-mails que simulavam o contato de um banco com a intenção de enganar as pessoas.”
Cadastrar uma chave aleatória é o mais indicado para esta situação, visando que não expõe nenhum dado pessoal, outra opção, é criar um e-mail exclusivo para esse tipo de operação.

Artigo PIX: CPF é considerada chave mais segura para cadastro. Disponível em: https://www.contabeis.com.br/noticias/44862/pix-cpf-e-considerada-chave-mais-segura-para-cadastro/#:~:text=%22As%20chaves%20problem%C3%A1ticas%20s%C3%A3o%20o,isso%20%C3%A9%20preocupante%22%2C%20ressaltou. Acesso em 27 de maio de 2021.
Postagem Usar o CPF como chave Pix é seguro? Ou o melhor é uma chave aleatória? Disponível em :https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2021/01/01/pix-chave-cpf-seguranca-aleatoria.htm. Acesso em 27 de maio de 2021.