A importância da implementação do setor de controladoria jurídica em escritórios de advocacia

Vivemos na era da informação, tornando-se, neste cenário, as Lawtechs uma verdadeira revolução de idéias e conceitos que podem ser aplicadas aos escritórios e setores jurídicos.

Assim sendo, resta evidente a importância de se gerir informações e aplicá-las às mais diversas realidades, a fim de contribuir para a melhoria dos processos internos dos escritórios de advocacia, que não podem mais se dar ao luxo de utilizarem-se apenas da boa e velha agenda de papel para agendar compromissos e controlar toda a sua rotina profissional.

Ter uma controladoria jurídica pode ser um diferencial para alcançar e manter o sucesso do escritório. Isso porque o gerenciamento de um escritório de advocacia envolve diversas funções e as mesmas devem ser bem delineadas, a fim de que cada setor realize com qualidade e excelência as suas atividades.

Os advogados precisam cumprir prazos processuais, atender clientes, além de lidar com as outras atividades de administração do negócio, razão pela qual necessitam do auxílio direto desse setor no escritório.

Com a implantação da Controladoria Jurídica nos escritórios, é possível criar uma vantagem competitiva, aumentando a segurança, a eficiência, a qualidade e a agilidade dos serviços realizados, tendo em vista que terá uma pessoa ou equipe para se dedicar a tarefas não jurídicas mas que dão suporte à realização das mesmas.

A Controladoria desenvolve o trabalho de suporte técnico autossuficiente, capaz de gerenciar processos e resultados da produção jurídica do escritório, permitindo que os advogados se dediquem diretamente ao interesse dos clientes, enquanto os detalhes operacionais e burocráticos fiquem por conta da equipe de apoio.

Por fim, mas talvez a grande estrela de uma Controladoria devidamente organizada, é a possibilidade de se gerar indicadores que contribuam para a gestão do escritório e não apenas para a operação. Isso porque quando o gestor tem a possibilidade de verificar a produtividade de suas equipes, ele consegue ajustar os pontos falhos, elaborar propostas de honorários com base em seu custo real interno, estabelecer metas atingíveis para sua equipe e logo extrair o melhor dela, gerando um crescimento de forma saudável.

Em resumo, podemos destacar abaixo cinco motivos para se implementar uma Controladoria Jurídica nos escritórios de advocacia:
– Eficiência e priorização;
– Ganho qualitativo;
– Rentabilizar resultados financeiros;
– Crescimento sustentável;
– Monitoramento e controle.

Assim, resta evidente que, atualmente, a Controladoria Jurídica é setor indispensável a um escritório de advocacia que pretenda se organizar em busca de qualidade, eficiência e confiabilidade do serviço que entrega aos clientes, de forma, ainda, a mensurar com maior perfeição os resultados, prever com maior assertividade o orçamento anual e gerir de forma adequada a sua atividade.

Ana Carolina de Souza
Controladora Jurídica