Assessoria Jurídica Empresarial: veja como ela funciona na prática

A Assessoria Jurídica Empresarial atende às demandas judiciais de um negócio, e este serviço é prestado por um advogado que age como um verdadeiro conselheiro dentro da empresa. A assessoria atua de forma preventiva, mas também é acionada na defesa de processos, por isso tem caráter duradouro dentro da empresa.

O advogado não promove apenas uma consultoria com esclarecimento de dúvidas, mas sim, uma análise macro do empreendimento e criação de estratégias alinhadas com o posicionamento e os objetivos da empresa.

A assessoria empresarial atua nos campos tributário, trabalhista, contratual, negocial, ambiental e de direito empresarial, a fim de garantir segurança legal, antecipação e prevenção de processos judiciais e redução de custos legais para o seu negócio.

Mas então como a Assessoria Jurídica Empresarial funciona, de fato?

Na abertura de empresas, é necessário uma longa lista de documentos para que ocorra uma formalização feita dentro da legalidade. Essa documentação, que envolve desde a validação do nome da empresa, até a obtenção de licenças para atuar no mercado, fica responsável pela assessoria.

Adequar as atividades da empresa ao seu compliance, para que a empresa esteja de acordo com as normas, leis e regulamentos complementares, evitar eventos de corrupção,  problemas com os órgãos reguladores e manter os direitos e o bem-estar de seus colaboradores, que é importantíssimo. A assessoria promove palestras e treinamentos sobre a Lei Anticorrupção, elaboração e implantação de programas de compliance e assessoramento jurídico na negociação de Acordos de Leniência.

O assessor jurídico fica responsável por toda a elaboração de contratos, requerimentos e notificações, para que exista uma documentação legal apropriada para situações que possam vir a ocorrer.

Para evitar riscos, o advogado atua de forma preventiva e indica interferências nas operações da empresa para chegar no melhor caminho em diversas situações, ao antecipar eventuais problemas. Para diagnosticar e prevenir potenciais litígios trabalhistas, a assessoria jurídica implementa a governança trabalhista, que inclui consultoria na gestão de riscos, medidas que eliminam ou reduzem o risco de ações trabalhistas, e manuais, palestras e workshops sobre o assunto aos funcionários.

Por fim, para uma tomada de decisões estratégicas boa para a empresa, por meio de um planejamento de qualidade, o advogado trabalha com: consultoria jurídica na área de negócios empresariais em geral; elaboração de contratos empresariais; revisão de contratos bancários – assessoria e contencioso; direito do consumidor e cobrança de inadimplência de clientes.

É desta forma que a assessoria atua e pode contribuir para o seu negócio. Veja quais são todos os serviços de Assessoria Jurídica Empresarial que a Domingues e Herold Advogados presta, em https://www.advogadosdh.com.br/areas-de-atuacao/.